LOUVORES

terça-feira, 4 de junho de 2013

A PARALISAÇÃO DO DIA 23 DE MAIO FOI UMA GRANDE VITÓRIA!


Os educadores de Macaé estão de parabéns! A paralisação do dia 23 foi um dia histórico para a luta da educação. Sem dúvida foi a maior manifestação de rua dos últimos anos, ao contar com cerca de 800 profissionais na passeata que seguiu até a prefeitura.
... Nossa categoria venceu o assédio moral e o medo, tomando as avenidas do centro da cidade com grande entusiasmo. Professores, auxiliares de serviços escolares, funcionários e estudantes expuseram a contradição vergonhosa de em uma cidade tão rica como Macaé a educação pública possuir tantos problemas, e deixamos o recado em alto e bom som: A educação tem pressa!
Nossa força e unidade já nos rendeu importantes vitórias, a primeira foi a de o prefeito ter nos recebido na prefeitura e termos conseguido dele o compromisso de abono de ponto para todos que pararam no dia 23, conquista que só foi possível pela grande adesão da categoria, certamente mais de 70% da rede municipal parou.
Ainda na véspera da paralisação também foi anunciado a chamada de concursados de 211 professores A e 325 auxiliares de serviços gerais, as chamadas estavam suspensas até então, pois a prefeitura alegava que a auditoria dificultava o processo, mas nossa força derrubou essa barreira.
A incorporação da regência, a partir do dia 1º de agosto, para os casos de: aposentadoria, licença maternidade e doença, além do aumento de 100% do vale alimentação, foram outras importantes conquistas.
Não podemos, porém baixar a guarda, pois para algumas de nossas principais bandeiras ainda não recebemos um resposta definitiva da prefeitura e para outras, o próprio Dr. Aluízio disse não!

TODOS A ASSEMBLEIA GERAL
DIA 05 DE JUNHO-QUARTA, ÀS 17:30, NO MARIA ISABEL


Nossa luta apenas começou! Dia 3 de junho, a Secretaria de Educação dará sua resposta para todos os pontos da pauta apresentados pela categoria em inúmeras oportunidades tanto para as Sub-secretárias e a Secretária de educação, Lúcia Tomaz, quanto para o próprio Dr. Aluízio.
Dia 5 de junho o SEPE convoca toda a categoria para a assembleia geral que acontecerá da Escola Maria Izabel ás 17h30min, neste dia a categoria irá analisar a proposta da SEMED e encaminhar os próximos passos da mobilização.

O MOMENTO É DECISIVO.
VAMOS SEGUIR NA LUTA POR:

1/3 DE PLANEJAMENTO O projeto da SEMED não resolve o problema que temos de falta de tempo e condições para realizarmos nossos trabalhos diários que são muitos. Apesar de a Prefeitura apresentar o dia 1º de agosto de 2013 como a data para a total adequação da rede ao cumprimento do 1/3 da carga horária para fins de planejamento, ainda há uma diferença grande em como será implementada essa questão. A SEMED defende que na maior parte do tempo o professor fique dentro da escola, em reuniões pedagógicas ou curso de capacitação. O SEPE defende o oposto, que a maior parte do 1/3 de planejamento seja livre para os trabalhos diários de planejamento.

9% NÃO ME CONTENTO EDUCAÇÃO É 50%

A prefeitura precisa avançar na questão salarial, o índice apresentado pelo prefeito de 9% apenas cobre a inflação que corrói nossos salários ao longo do ano. Queremos aumento real já!

AUXILIARES DE SERVIÇOS ESCOLARES

Reivindicamos a redução da jornada e aumento de salário para os auxiliares de serviços escolares. A prefeitura respondeu negativamente a esta pauta.

FUNCIONÁRIOS: REDUÇÃO PARA 30H

Os funcionários são um seguimento de nossa categoria bastante precarizado. Também tivemos a negativa do prefeito sobre pauta de redução da jornada de 40 para 30 horas. Queremos também a incorporação dos funcionários no PCCV. Vamos seguir na luta de funcionários. Somos todos profissionais da educação!

11 MIL CRIANÇAS FORA DAS CRECHES

A nossa campanha de creches teve amplo apoio da população e o governo deixou claro que este ano não haverá construção de creches. Somente a partir de 2014 o prefeito prometeu a construção de 28 unidades de ensino entre escolas e creches que devem ser concluídas até o final de seu mandato, porém a demanda real é de 70 creches!

CONCURSO PÚBLICO

A falta de professores e funcionários aumenta o número de contratos precários na rede. Foi uma conquista importante a chamada de concursados professor A e funcionários, mas estamos longe de resolver o problema da falta de profissionais nas escolas. Precisamos de um calendário de novo concurso de professor C e funcionários, mas até o momento a prefeitura não apontou nenhum calendário objetivo de concursos.

VALE ALIMENTAÇÃO

Apesar de termos conseguido um aumento de 100% no nosso auxilio alimentação precisamos garantir que seja pago nas duas matriculas. A prefeitura tem que parar de economizar com o salário dos trabalhadores, se um trabalhador tem duas matricular deve receber dois auxílios alimentação, duas gratificações de difícil acesso etc.

VALE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Búzio e Quissamã, além de outras empresas como a Petrobras pagam o vale transporte intermunicipal e mesmo assim o Prefeito de Macaé ainda não atendeu nossa reivindicação. Não podemos continuar pagando do nosso salário as altas tarifas de transporte. Levando em consideração que grande parcela dos educadores moram em outros municípios. Dr. Aluízio queremos vale transporte intermunicipal já!

COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A violência aumenta nas escolas, atinge educadores e alunos! Precisamos de um plano de combate a violência que passa diretamente pelo investimento nos bairros populares. Criminalizar a pobreza como faz o Rio de Janeiro com as UPPs que matam a juventude negra nas comunidades não é solução! Para diminuir a violência a população tem que ver a atuação da prefeitura nos serviços que estão necessitando, como saneamento básico, saúde, educação. Para a juventude devemos investir em cultura, esporte, profissionalização, para que estes não sigam o caminho da criminalidade e sim tenham perspectivas de ma vida digna. As escolas precisam de investimentos devem ser um ambiente saudável, por isso queremos reformas, material didático, a merenda deve ser de qualidade e concurso para cobrir a falta de profissionais. Chega de violência nas escolas!

A POPULAÇÃO TEM DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário