LOUVORES

domingo, 16 de junho de 2013

MOTIVO DA LUTA DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAÉ


Aos educadores de Macaé, estamos de parabéns! O dia 23 de maio  foi histórico para a luta da Educação, quando centenas de Educadores foram em passeata até a Prefeitura. Vencemos o assédio moral e o medo, tomando as ruas da capital nacional do petróleo com grande entusiasmo. Professores, Auxiliares de Serviços Escolares, Funcionários, Auxiliares de Serviços Gerias e estudantes expuseram a vergonhosa contradição entre as riquezas de Macaé e as dificuldades da Educação Pública. A sociedade sabe que A educação tem pressa!

  Obtivemos importantes vitórias! Em primeiro lugar, fomos recebidos pela Prefeitura, garantindo de imediato o abono de ponto para todos que aderiram à paralisação. No dia 22 de maio, fora anunciada a chamada de 211 professores A e 325 Auxiliares de Serviços Gerais concursados, chamadas estas que estavam suspensas até então, pois a prefeitura alegava que a auditoria dificultava o processo. Contudo, nossa força derrubou essa barreira. A incorporação da regência a partir do dia 1º de agosto de 2013, o aumento de 100% do vale alimentação e a garantia de eleições diretas para as Direções das Unidades Escolares também foram importantes conquistas!

NÓS PODEMOS MAIS! DIA 19 DE JUNHO OS EDUCADORES VOLTARÃO ÀS RUAS!

Na Assembleia de 5 de junho, dezenas de profissionais votaram o Estado de Greve a partir do dia 06/06 e nova paralisação de 24 horas para o dia 19/06 de junho, quando realizaremos uma passeata até a SEMED. Decidido também em assembleia, a categoria deve organizar os Comitês de Greve em cada escola. Dia 19/06, Vamos às ruas para que o Prefeito, a SEMED e a SEMAD atendam os representantes da categoria – o SEPE e o Comando de Mobilização – para negociar demais itens de nossa pauta.

Segundo dados divulgados pelo jornal O Debate, a Prefeitura de Macaé hoje arrecada diariamente mais de R$6 milhões, demonstrando que há recursos para a Prefeitura investir na Educação. Porém, já passados os primeiros 5 meses do governo Dr. Aluízio, o atendimento das reivindicações está aquém do que merecemos!

Apesar de termos protocolado desde o dia 17 de maio um ofício contendo nossa proposta e termos apresentado a questão desde 27/02, até o momento a SEMED não respondeu oficialmente como implementará a Lei 11.738/08 em Macaé. O projeto apresentado nas escolas toma forma muito distante do que a categoria considera fundamental para planejar aulas, elaborar e corrigir provas, aperfeiçoar-se etc. Para garantir que no dia 01 de agosto o 1/3 esteja vigorando de maneira favorável aos educadores, APENAS A LUTA É O CAMINHO!

Auxiliares de Serviços Escolares, Funcionários e Auxiliares de Serviços Gerais.
SOMOS TODOS EDUCADORES.

Exigimos uma resposta a todos os pontos de nossa pauta! Para os Auxiliares de Serviços Escolares, é urgente um aumento real e a redução da carga horária de 30 para 20 horas semanais. Além disso, os auxiliares também devem ter direito às férias junto aos professores, já que as atividades são exercidas em conjunto!

Reivindicamos também a valorização dos porteiros, das merendeiras (Funcionários) e dos Auxiliares de Serviços Gerais! É tempo de reduzir a carga horária de trabalho de 40h para 30h semanais. O Atual PCCV exclui funcionários e auxiliares de serviços gerais, um grande absurdo! Funcionários e ASGs também têm direito à progressão na carreira e à Gratificação por Local de Trabalho, pois SOMOS TODOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

O momento é decisivo! vamos seguir na luta por: 

1/3 DE PLANEJAMENTO O projeto da SEMED não supera o problema que temos de falta de tempo e condições para realizarmos nossos trabalhos diários, que são muitos. Apesar de a Prefeitura apresentar o dia 1º de agosto de 2013 como a data para a total adequação da rede ao cumprimento da Lei 11.738/08, a proposta ainda não oficial da SEMED está muito distante do que a categoria deseja. O projeto da SEMED pretende forçar os professores a ficar ainda mais tempo nas escolas!
                       
9,5% NÃO ME CONTENTO!
EDUCAÇÃO É 50%!
O índice de 9,5% não é suficiente para voltarmos ao piso de 5 salários mínimos para professores e 3,5 salários mínimos para funcionários! Queremos aumento real já!

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE ASEs, ASGs e Funcionários!
O Prefeito mais uma vez negou este importante item da pauta. Precisamos de salários dignos, sem cargas exaustivas de trabalho! E no novo PCCV, funcionários e Auxiliares de Serviços Gerais precisam entrar!

QUEREMOS CRECHES JÁ! E
 REFORMA E AMPLIAÇÃO DA REDE
A nossa campanha de creches teve amplo apoio da população. A Prefeitura garantiu apenas 990 novas vagas para 2013 e 7 novas creches para 2014! A demanda na capital nacional do petróleo é de 70 novas unidades escolares para crianças de 0 a 5 anos! E vamos acompanhar de perto as reformas das Unidades Escolares e pressionar para que a promessa de 28 novas unidades escolares construídas até o final do mandato seja cumprida!

CONCURSO PÚBLICO
Com a falta de professores e funcionários, aumenta o número de contratos precários na rede. As chamadas feitas no dia 22 de maio são conquistas! Todavia, estamos longe de resolver o problema da falta de profissionais nas escolas. Precisamos de um calendário de novo concurso de professor C, ASEs e merendeiras e a Comissão de Negociação brigará para este concurso em 2013.

AUXILIO ALIMENTAÇÃO
Apesar de termos conseguido um aumento de 100% no nosso auxilio alimentação, precisamos garantir que seja pago nas duas matrículas. A Prefeitura não pode economizar nas condições salariais dos trabalhadores! Se um trabalhador possui duas matrículas e os descontos acontecem nas duas, os benefícios também precisam ser duplicados!

AUXILIO TRANSPORTE
Outras municipalidades e algumas empresas pagam o auxílio transporte intermunicipal para seus trabalhadores. Mesmo assim, o Prefeito de Macaé ainda não atendeu nossa reivindicação. Não podemos continuar pagando do nosso salário as altas tarifas de transporte, levando em consideração que grande parcela dos educadores mora em outros municípios. Dr. Aluízio, queremos Auxílio Transporte Intermunicipal já!

COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
A violência aumenta na sociedade e consequentemente nas escolas, atingindo educadores e alunos! Precisamos de um plano de combate à violência que passa diretamente pelo investimento nos bairros populares. Não queremos a criminalização da pobreza, como acontece com a política estadual de Segurança Pública, expandindo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que matam a juventude negra nas comunidades! Para diminuir a violência, a população depende de investimentos e grandes melhorias no saneamento básico, na Saúde e na Educação. Para a juventude, o investimento em cultura, esporte, profissionalização e lazer é fundamental para que os jovens não sigam o caminho da criminalidade, mas tenham perspectivas de uma vida digna. As escolas precisam de investimentos! Devem ser um ambiente saudável. Por isso, queremos reformas, materiais didáticos, merenda de qualidade e profissionais concursados. Chega de violência nas escolas! 

Tod@s na luta da educação! Dia 19/06, Paralisação de 24h, com ato, concentração às 09:30 na Praça Veríssimo de Melo, passeata até a SEMED. Reivindicamos ser recebidos, SEPE e Comando de Mobilização pelo Prefeito, SEMED e SEMAD. Profissionais da Educação chegou o momento decisivo, só a luta e a unidade de nossa categoria pode mudar o rumo da história!

Fonte: Sepe Macaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário